Hoje é Thanksgiving aqui nos Estados Unidos.
Há seis anos comemoramos esse feriado e cada vez mais vou gostando dele.
Nos primeiros anos ele foi vivido com um ar curioso, no melhor sentido “vamos descobrir pra que serve esse feriado e como melhor posso aproveitá-lo”.
Depois, as tradições e significados foram sendo aprendidos, absorvidos e alguns até ressignificados - com o melhor raio 'abrasileirador'. Afinal de contas, já que mudei de país quero mais é aproveitar o que uma nova cultura me proporciona - ainda mais se estamos falando de um feriadão que envolve celebração, comida, família e amigos.
Já teve ano que fizemos ceia de Thanksgiving em família, com pratos clássicos e tudo que tínhamos direito.
Já teve ano que passamos com os amigos no estilo Friendsgiving e mesa lotada.
Já teve ano que saiu frango no lugar do peru, sopa no lugar do molho de cranberry, torta de morango com creme e merengue no lugar da pumpkin pie e até lasanha um dia inventamos de fazer.
Já teve ano que viajamos para Lake Tahoe pra passar com os amigos em uma cabana nas montanhas rodeados por neve.
Já teve ano que passamos na extravagante Penthouse Napoleão do hotel Paris em Las Vegas (!!!). Totalmente sem querer querendo e foi demais! Sim, ainda preciso contar essa história.
Já teve ano que fomos para uma cidade minúscula e nos hospedamos em uma cabana que tinha um Tiki bar, um ofurô gigante no meio da floresta e uma suíte especial pra olhar os jogos da Copa do Mundo.
Enfim, em pouco tempo vivendo fora do Brasil nessa época de fim de ano, fomos descobrindo quão bom é deixar-se encantar pelas experiências que a vida nos entrega.
Por aqui, o Thanksgiving é o maior feriado do povo americano e aos poucos fomos descobrindo também que junto com a decoração de casa, as milhares de receitas com abóbora e o ‘gobble gobble’ de peru, o sentimento de Gratidão é o que reina maior por aqui - afinal de contas, é o dia de Ação de Graças!
Segundo a história, o Thanksgiving se originou em 1621 quando os índios nativos e um grupo de colonos se reuniram para comemorar a boa colheita do ano. E que assim seja: que saibamos usar essa época para olharmos para o plantio que fizemos e agradecer pela colheita de 2023. Não deixemos isso apenas para o 31 de Dezembro.
Por isso, querido amigo leitor, te convido a, pelo menos por 30 segundos, parar um pouco teu dia, absorver a energia do Thanksgiving e agradecer. “Eu sou grata por esse sol que está iluminando meu gatinho e fazendo ela feliz agora”.
Simples assim, não precisa ser nada elaborado. Apenas um pensamento rápido de gratidão que vai mudar teu dia. Eu te garanto.
O simples é o maior símbolo da sofisticação, não é mesmo? Então, que tá esperando?
E agora começa a contagem regressiva para o feriado do Natal, que tá ali na esquina. Mas esse, queridos amigos, nada e nem ninguém supera o Brasil.
Contando os dias!
Comments