Nesse texto, contei mais sobre a minha experiência no tradicional Sushi by Cléber em Porto Alegre. Fui surpreendida por uma seleção bem criativa de sushis, repleta de sabores autênticos e combinações inovadoras, e consegui entender porque esse restaurante japonês encanta paladares há mais de 20 anos na capital Gaúcha.
Desde a época que eu morava em Porto Alegre sempre ouvia falar desse tal Sushi by Cleber.
Nunca me dei a oportunidade de visitar porque, para esse ser que vos escreve, entre um entrecôte com fritas do Parrilla Del Sur versus um tanto de peixe gostoso com arroz arrumadinho, a segunda opção nem entrava no diálogo. Porém acima de qualquer princípio, sou uma pessoa faminta e que jamais vai negar um prato de comida – ainda mais quando ela vem trazida por um nome com tanto peso por trás.
Assim sendo, me aventurei apresentando a escolha de Sofia – às avessas - para a minha irmã: entrecôte ou sushi? Ela pensou e acabou por escolhendo os peixinhos charmosos over a vaquinha suculenta. E como as irmãs mais velhas foram postas ao mundo para suprir as vontades das irmãs mais novas, terça-feira, 19 de dezembro de 2023, às 20h, me vejo entrando no Uber rumo ao Sushi by Cleber de Porto Alegre.
Na minha cabeça o lugar era o templo do sushi, reinado por niguiris, hossomakis, uramakis e demais ‘makis’ que a criatividade do sushiman brasileiro permitir. Toda essa maravilha culinária elevada e envolta em um ambiente mais metidinho à besta com mais fama e status do que comida boa.
Pois bem.
A respeito do ambiente eu estava sushimariamente errada! O ambiente é muito clean e aconchegante – na medida perfeita! Super elegante e sem muitos fru frus, mas cheio de personalidade. Ponto pra eles! Já que isso me dá uma impressão forte de que o cliente é realmente pescado pela boca aqui e não pelo ambiente com decoração extravagante.
O que eu mais gostei? As mesas privadas no melhor estilo cabaninha – mesa mais baixa, reservada, com uma cortina que transforma o ambiente em um lugar perfeito pra um encontro romântico ou pra uma orgia gastronômica entre amigos. Super sugiro reservar. E falando em reservas, o Sushi by Cleber funciona todos os dias das 18h30 às 23h30 e eles aceitam reservas para chegada até às 19:30, depois disso é por ordem de chegada. Então se liga!
O ambiente:
Agora, a respeito do sushi, eu estava completamente certa: espetacular!
Apesar de o menu degustação ser muito convidativo, optamos por pedir à lá carte. Eu não sou fã de sashimi, então não senti que valeria muito a pena o menu todo e persuadi a Kauany, minha sábia irmã e especialista em crítica de sushi, para irmos para o caminho dos combos e kits solitários (olha eu aqui inventando termos para as porções de sushi).
Enfim, pedimos um combinado exclusivo chamado Realizando um Desejo Agora (7 sashimis de salmão maçaricados, com tare e cebolinha verde e gergelim torrado, 2 sushiviches, 4 hossakiuri com nirá, 6 ebitem, 2 Niguiri de atum e hadock com pimenta shirasha) e mais algumas unidades de Shakemaki (Hossomaki de salmão), Desaguro (sushi tempura envolto no salmao recheado com atum e gergelin torrado) e uma porção de edamame (perfeitamente salgadinho! Amei!!!).
E o veredito? O sabor era tão maravilhoso que toda a ansiedade perante esses nomes tão complicados de sushi até desaparece.
O peixe super fresco, saboroso e muito bem cuidado e tratado. O atum -meu favorito e que sensibiliza mais meu paladar, era de comer com olhos fechados e muito devagar pra não perder nenhum segundo daquele sabor macio e poderoso! Di-vi-no!
Fui surpreendida pelo criativo Sushiviche - Arroz envolto no pepino japonês, recheado com mix de peixes marinados, amêndoa torrada e couve crocante. Uauu! Meu pedido certo na próxima vez junto com meu outro favorito: o Desaguro. Eles merecem um: ‘Parrrrrrrrabéns trrrrrrrrabalhou bem, Cheff!’
Gostei muito do Ebiten: Uramaki de Camarão empanado, salmão e cream cheese, sou uma apreciadora muito iniciante do sushi, então tudo com algo frito no meio vai me ganhar.
Para drinks, eu fui de sakerinha e a mana de moscow mule. Achei nossa escolha muito boa e pediria de novo!
Acertamos em cheio nos drinks e no sushi. Saímos muito satisfeitas com o sabor e com a quantidade. No final a conta deu R$ 195,50 por pessoa por 35 peças, 4 drinks e uma entrada. Se eu desviaria do entrecôte do Parrilla por ele? Provavelmente não. Sou fiel às carnes. Porém minha irmã, comedora oficial de peixe cru da família, disse que foi um dos melhores sushis que ela já comeu em Porto Alegre.
Pra quem ficou curioso pra conhecer, aqui vai três dicas:
O menu degustação de segunda a quinta custa R$ 199,00
A experiência Ossala é a mais nova atração da casa, trazendo desde os tradicionais sushis até as criações mais espetaculares da casa.
Conversamos com Alan, um dos sócios, e ele nos contou que o ano de 2024 vai trazer novidades: o restaurante, fundado em 2001 e até hoje considerado pioneiro na culinária Japonesa em Porto Alegre, vai trocar de nome – Sushi by Cléber passará a ser Ossala. E com essa mudança, a qualidade e a tradição serão mantidas e, esse é um chute meu: muita coisa boa deve vir também! Fiquei curiosa!
E aí, ficou com vontade de provar?
Endereço: Rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, 317 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 91330-020
Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias das 18h30 às 23h30
*Crônica baseada exclusivamente na minha experiência e influenciada unicamente pelo meu paladar. 😊
Comments